“Elvis Presley era punk, Jim Morrison era punk. Teve muita gente que foi punk e não tinha nada a ver com o estilo do cabelo ou coisa assim. Tem mais a ver com a rebeldia." - Joey Ramone, 1994

sábado, 3 de abril de 2010

Música: Punk Rock

por Caio Pantarotto

Uma das características mais marcantes da cultura Punk é a música.

Desde o início do movimento punk, a música teve um estilo de contestação, as letras eram mais curtas do que as convencionais, eram letras rebeldes e sarcásticas, podendo ou não ter temas políticos.

O som punk é caracterizado por músicas de poucos acordes e com letras da realidade de jovens pobres desempregados e sem futuro. Criticam o governo, a educação, os políticos, os impostos, a pobreza, o desemprego e a falta de perspectiva.

O início do movimento punk na música se deu no final dos anos 60 e início dos anos 70 em Nova Iorque com o Rock Underground e  seu maior representante foi a banda "New York Dolls". Essa banda tinha como empresário Malcon McLaren, com o fim da banda voltou para Londres e montou os Sex Pistols com músicos não profissionais que freqüentavam sua loja de discos. Malcon se tornou o principal articulador do movimento punk. Antes de empresariar o Sex Pistols, mantinha, em Londres, a loja Let It Rock, junto com Vivienne Westwood. Logo depois, a loja passou a se chamar Too Fast To Live Too Young to Die e, um pouco mais pra frente, assumiu o nome SEX, com a qual ficou realmente famosa.

No final de 1976 bandas como Ramones, em Nova Iorque e Sex Pistols e The Clash em Londres deu-se o início ao movimento que hoje conhecemos como Punk Rock. Pela primeira vez alguém tinha coragem de ser tão agressivo ao governo inglês em público e as bandas rapidamente foram adotadas como símbolo da insatisfação social e crítica ao regime. Os Sex Pistols são considerados a locomotiva do movimento punk.

No ano seguinte o Punk Rock se espalha  pelo mundo e se torna o maior fenômeno cultural do Reino Unido.

---
Breaking News

No dia 8/4/2010, pouco antes de publicar esse blog morreu em Nova York aos 64 anos, Malcon McLaren, 'o pai do punk'.

3 comentários:

  1. se esse merda do malcon mclaren é (o pai do punk) quem sera sao os ramones entao?? ainda bem que morreu esse capitalista de merda

    ResponderExcluir
  2. dá licença de deixar meu comentário aqui!?
    mais tem um documentário que chama-se!


    End of the Century: The Story of the Ramones a historia do ramones!

    O filme conta história da banda mais influentes do mundo punk, durante 22 anos de turnês, desde o começo no famoso ponto underground de Nova Iorque, o CBGB, até a sua premiação no Hall of Fame.
    O documentário inclui comentários de Dee Dee Ramone, Johnny Ramone, Joey Ramone, Marky Ramone, C.J. Ramone, Tommy Ramone, Richie Ramone, Elvis Ramone e outros...

    sinceramente vale a pena conferir!!
    acho que ira mudar um pouco sua visão sobre o sex pistols.

    qualquer duvida: karate.obebum.acabado@hotmail.com

    abrço a todos os punks, simpatizantes, estudiosos da área e a quem está só visitando o blog.

    ResponderExcluir
  3. Yeah... irado... convido todos a conhecer meu blog palhetadasdorock.blogspot.com... yeah...

    ResponderExcluir