“Elvis Presley era punk, Jim Morrison era punk. Teve muita gente que foi punk e não tinha nada a ver com o estilo do cabelo ou coisa assim. Tem mais a ver com a rebeldia." - Joey Ramone, 1994

sábado, 3 de abril de 2010

Movimento no Brasil

por Caio Pantarotto

No final dos anos 70, o movimento estava no Brasil limitado a gangues de adolescentes que imitavam o movimento punk inglês. Devido ao fim da ditadura militar no Brasil, o movimento Punk chegou aqui nos meados dos anos 80. Só se falava na abertura política e a liberdade parecia ter chegado para ficar, o país ganhou maior liberdade de manifestação.


Em 1982, o Brasil tomaria contato com o lançamento do primeiro disco Punk: Grito Suburbano que reunia grupos como Cólera, Olho Seco e Inocentes.


O movimento punk brasileiro se desenvolveu muito nas periferias das grandes cidades onde se tornou uma alternativa para estes jovens se expressarem. Na música temos um discurso anti-governo, o apelo ao confronto, o protesto contra a miséria, fazendo com que se identifiquem e passem a participar ativamente do movimento.

Atualmente no Brasil o movimento não está seguindo a ideologia e estão utilizando da estética Punk para cometer atos de vandalismo e crimes.

Tomara que o movimento punk brasileiro busque uma nova identidade, e seus integrantes não devem esquecer do conjunto de idéias que fez parte da primeira fase do movimento: a critica social, ao capitalismo e à sociedade de consumo.

Um comentário:

  1. Compartilhem isso pessoal, vamos fortalecer a cena, 1° festival underground solidário....https://youtu.be/5iRbyp5SmHw

    ResponderExcluir