“Elvis Presley era punk, Jim Morrison era punk. Teve muita gente que foi punk e não tinha nada a ver com o estilo do cabelo ou coisa assim. Tem mais a ver com a rebeldia." - Joey Ramone, 1994

sábado, 3 de abril de 2010

Remanescentes do Punk

por Caio Pantarotto

Estamos encerrando o nosso blog, e para isso vamos fazer um breve post de como esse Movimento Punk nos influencia hoje, afinal o motivo de estudarmos a história é descobrir como ela está presente em mim, em você, e em toda a nossa sociedade.

Bom, para começar, podemos lhe assegurar que ainda existem remanescentes Punk nos dias atuais, talvez não pelo cabelo ou pela roupa, como se viam nos primórdios do movimento, mas sim pela atitude, característica fundamental para distinguir um Punk, e foi fuçando na Net que encontramos a seguinte frase de Billie Joe Armstrong (vocalista do Green Day):
“Um cara chega em mim e fala ‘O que é Punk?’. 
Então, eu chuto e derrubo uma lata de lixo e digo ‘Isto é punk!’.
Então, ele chuta a mesma lata e diz ‘Isto é Punk?’, e eu digo ‘Não isto é modinha!’"

Ao longo desses vinte anos de história, muitas vozes dissonantes tomaram força dentro do movimento: as mulheres em produções de teor feminista, os vegetarianos straigth-edge, e até os homossexuais fazendo o chamado de homocore. Mas o que se questiona a respeito da diversidade desses grupos é se isso não enfraquece o movimento. 

Bom, podemos perceber que já não vemos cabelos moicanos e roupas de couro, e essa característica de difusão ocorreu principalmente na música, onde existem dezenas de estilos que surgiram do Punk, cada uma trazendo um pouco do "ser Punk" consigo, mas todas mantendo o principal motivo do Movimento, que diz respeito à atitude, ao comportamento. E é com esse mesmo pensamento que ficamos chateados ao ver grupos Neo-nazistas com cabelos em pé matando pessoas, se dizendo punks, quando afinal não há nada de violência nesse movimento, pelo contrario, ele reprime o racismo.

Concluindo, talvez não vejamos a Punk andando na rua como aquele visual clássico muitas vezes apresentado em filmes, mas ele está presente na nossa vida, e tem nos afetado de alguma forma.

Obrigado a todos pela vista e esperamos que tenham gostado,

Abraços Grupo Punk

"Punk is Not Dead"

2 comentários:

  1. Eu precisava fazer um trabalho pra escola sobre Punks*, e tudo o que eu achava e ouvia era que Punks eram só "vândalos".. eu kurto o estilo e o modo de pensar, por isso não concordava.. e não achava nenhum site ou alguma coisa que podia me ajudar.. achei esse blog é bem legal me fez entender um pouco mais sobre tudo isso.. muita gente acha que ser punk é só usar um moicano' e muita gente tem um certo preconceito com esse estilo eu tava tendo uma dificuldade pra achar alguma coisa que me ajuda-se a mostrar que não é só isso..
    Agora tah bem melhor =]

    ResponderExcluir
  2. eu sou punk por causa da influencia do meu pai (ele é punk)..entao eu concordo com oque esse blog diz por que ..eu sei muito bem a historia do punk.. e todos os blogs que eu ja ve de punk .nao se compara com esse por que eu confesso era uma merda entao ..eu gostei de le ..e ve que meu tempo nao foi perdido..eu tenho uma page no face :https://www.facebook.com/OPunkAindaEstaVivo se quizerem da uma olhada ..e eu confeço peguei algumas coizas de voces(rsrs) porque esse blog ta de parabens..

    ResponderExcluir