“Elvis Presley era punk, Jim Morrison era punk. Teve muita gente que foi punk e não tinha nada a ver com o estilo do cabelo ou coisa assim. Tem mais a ver com a rebeldia." - Joey Ramone, 1994

sábado, 3 de abril de 2010

Hardcore: A Segunda Onda do Punk Rock

por Caio Pantarotto

Pode-se dizer que até 1980, foi a primeira fase do punk, a música teve uma característica de rock and roll básico e rústico. As raízes e a essência da rebeldia juvenil, a insatisfação com o sistema e com a sociedade em geral continuava a ser característica desta fase. O punk representou a revolução do subúrbio. Uma revolução urbana de contestação ao poder decadente do Império Britânico e dos valores imperialistas. Um anárquico movimento que se espalhou pelo mundo como um vírus.

Nesse período nos Estados Unidos, mais precisamente no sul da Califórnia  surge um novo estilo de música punk, o hardcore, uma música super rápida, com batidas agressivas, vocais estridentes e sempre com letras de conteúdo político. Os "Dead Kennedys" com "Holiday in Camboia" representam bem esse movimento.  (clique aqui para escutar)

No Brasil as bandas pioneiras, surgidas por volta de 1980, foram Condutores de Cadáver, Pânico, 365, Inocentes, Ratos de Porão, Cólera, Excomungados, Lobotomia, etc.

Nos mesmos 80, começo dos 90, surge a frase. Punk is dead! (titulo da música do grupo punk Crass)

Nenhum comentário:

Postar um comentário