“Elvis Presley era punk, Jim Morrison era punk. Teve muita gente que foi punk e não tinha nada a ver com o estilo do cabelo ou coisa assim. Tem mais a ver com a rebeldia." - Joey Ramone, 1994

sábado, 3 de abril de 2010

Personalidade Punk

por Fausto Vaz Guimarães

O Punk possui um visual que foge dos padrões normais estabelecidos pela sociedade.

O corte de cabelo colorido, roupas velhas surradas, jaquetas arrebitadas com frases de indignação às injustiças feitas por um Estado repressor da sociedade é assim que se mostra o Punk.

Esse movimento não ficou calado como a maioria dos jovens e o povo em geral. Fizeram panfletagem, boicotes, passeatas, mostrando sua cultura e seu desprezo à todas as formas de nazismo, racismo, autoritarismo, sexismo e comando. Viram a solução na auto-gestão (anarquismo) para a libertação dos povos, raças, homens e mulheres.

O Punk mostrou sua cultura anti-capitalista através dos fanzines (jornal político alternativo), através da música harcore, com som simples e direto e através de seu comportamento livre e objetivo, fazendo com que o Punk NÃO SEJA MODA, e sim um modo de vida e pensamento.

O Punk não é bagunça, muito pelo contrário, é um movimento cultural de luta e ação direta de liberdade de expressão e de comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário